quinta-feira, abril 4

Três pensamentos sobre lealdade

I

Muito cedo
De uma manhã
Sem data, luz
Dourada toma o céu
E há brisas ondulando
Os matos: caminho,
Solene, observando o mundo
Com olhos atentos, fumando
Meus entorpecentes
Cigarros de solidão
- Até que este cão ruivo
E furtivo se interessa
Por meus passos e os segue.

Não o impeço,
Não o enxoto.
O que me toca, na verdade,
É saber que existe alguém
Sozinho o suficiente
Para querer minha companhia...
Obrigado, cão, e até
Nunca mais...


II

Ele pára
Em uma esquina
Desimportante e olha,
Com a atenção canina
Dos guardiões fiéis
E dos amantes devotados,
O ar qualquer que passa,
Olha o véu invisível e óbvio
Do que existe do outro lado
Da realidade: olha em um segundo
Tudo o que miro mas não consigo
Enxergar. Não sei o que viu...
Saiu correndo, farejando alegre
O mundo para nunca mais, senão
Em sonhos que falam sobre tudo
O que significa lealdade. Sigo,
Não dou atenção à vida que
Se desenrola... Obrigado,
Cão, e até nunca
Mais.


III

Por guiares
Meus passos bêbados
Como um amigo, por guiares
Meus passos pela manhã
Esnobe, sabendo que amanheci
Na festa, que amanheci sem ter
Anoitecido, que amanheci amargurado
Pelo meu amor de festa que não me ama,
Que amanheci pronto para a dor
De não haver dormido por não haver
Sono: obrigado, cão, e até nunca
Mais! Obrigado pela água que não
Te ofereci, pelos afagos que não
Te dei, pela poesia que me deste.

Obrigado, cão:
O que fica de ti não é
Bem um nome ou uma paixão,
É algo ancestral, contudo
- É algo que lembrarei
Enquanto houve
Calor em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário